KRKA

Carlos Martins: área do coração e vasos do CHLN «é uma das prioridades» para o biénio 2017/2018

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte garantiu que a área do coração e vasos “terá uma particular prioridade” no plano de investimentos futuros no CHLN. Carlos Martins fez a afirmação ao intervir no 7th Lisbon Vascular Forum, que decorreu no último fim de semana, em Lisboa.



Carlos Martins dirigia-se à assistência presente na sala, que incluía uma série de especialistas estrangeiros, mas as suas palavras visavam sobretudo aquele que foi o primeiro diretor do Departamento de Coração e Vasos do CHLN, o médico José Fernandes e Fernandes, que esta segunda-feira passou a pasta ao cardiologista Fausto Pinto, que tem pela frente um mandato de dois anos naquele cargo.



Integrando os serviços de Cardiologia, de Cirurgia Vascular e de Cirurgia Cardiotorácica daquele centro hospitalar, o Departamento de Coração e Vasos caracteriza-se pela sua “inovadíssima diferenciação”. De acordo com o presidente do CA do CHLN, a sua criação veio “mudar os paradigmas em termos de infraestrutura, mudar modelos de organização e colocar a tecnologia ao serviço dos profissionais e, desde logo, ao serviço dos doentes”.

José Fernandes e Fernandes, que deixou agora o cargo de diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do CHLN ao seu colega Luís Mendes Pedro, foi saudado por Carlos Martins, que lhe dirigiu palavras públicas de agradecimento “por tudo o que fez pela área do coração e vasos”, mas também pelos “contributos médico-cirúrgicos, científicos e académicos que deu para o desenvolvimento desta incontornável área no nosso país”.


Carlos Martins e José Fernandes e Fernandes.

Aquele responsável não deixou também de frisar o papel de José Fernandes e Fernandes, que é professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no “reforço da imagem de excelência da Medicina portuguesa em termos internacionais, não só nesta área do coração e vasos, mas também noutras missões que foi desempenhando ao longo da sua brilhante carreira”.

A edição deste ano do Lisbon Vascular Forum, cujos trabalhos decorreram durante dois dias, ficou marcada pela estreia de um programa de sessões teórico-práticas orientado para os jovens médicos, internos e alunos do último ano. “Em torno do debate de casos paradigmáticos, propusemos uma atualização dos conhecimentos e da práxis médica”, explicou à Just News o presidente desta reunião organizada pelo Serviço de Cirurgia Vascular do CHLN.

O tema central do evento, que se realiza sempre em dezembro, promoveu a discussão em torno das situações vasculares urgentes mais comuns e das novas soluções ao dispor dos especialistas.




Podem ser consultadas todas as fotos do 7th Lisbon Vascular Forum na Galeria de imagens da Just News.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda