KRKA

Cardiologia de Intervenção: técnicos e enfermeiros receberam formação em ecografia intracoronária

Os técnicos e os enfermeiros da Cardiologia de Intervenção são, segundo Hélder Pereira, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, elementos fundamentais na realização das técnicas de imagem intracoronária.



“Se os técnicos e enfermeiros da Cardiologia de Intervenção não dominarem a fundo toda a instrumentação e manipulação destes dispositivos, dificilmente se conseguem obter resultados aceitáveis dos mesmos”, sublinhou Hélder Pereira, em declarações à Just News, no âmbito de um curso internacional na área de ecografia intracoronária (IVUS) que liderou e que decorreu em Porto Salvo, nos arredores de Lisboa, com o apoio da Philips Volcano.



“Se toda esta logística não for uma rotina no dia-a-dia do laboratório, acabamos por adquirir uma inércia em montar o processo e por ter muito pouca experiência”, aponta, acrescentando que, por tudo isto, “é importante que técnicos e enfermeiros tenham uma formação robusta em IVUS”.

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade nos países ocidentais, a que se junta termos cada vez mais uma população envelhecida e com doença mais complexa. Por outro lado, o leque de dispositivos ao nosso dispor é cada vez maior, permitindo ultrapassar barreiras que há poucos anos considerávamos intransponíveis”, aponta, desenvolvendo que, neste cenário, as técnicas de imagem intracoronária são “preciosos” instrumentos para tratar os doentes de forma personalizada.



O programa deste curso foi composto por uma componente de formação teórica, contando com a colaboração de Ricardo Petraco e Rasha Al-Lamae, do Imperial College of London, assim como de técnicos e médicos portugueses e espanhóis. Esta formação foi complementada com sessões de ´hands on` nas estações de IVUS Volcano.

Foram apresentadas dezenas de casos que, conforme relata, “tentaram abranger todos os cenários da doença coronária que pode ser abordada por IVUS”.



Hélder Pereira faz um balanço muito positivo deste curso, que contou com a presença de cerca de 40 participantes de um vasto leque de países europeus. “Não será possível conseguir um programa de sucesso com o IVUS se os técnicos e enfermeiros não estiverem completamente envolvidos e não tiverem uma formação teórica e prática sólida”, sublinhou.

A iniciativa decorreu um dia antes do Curso de Ecografia Intra-coronária – “Advances in Intravascular Coronary Imaging”, destinado a cardiologistas de intervenção jovens e seniores nacionais e estrangeiros, que resultou de uma parceria entre o Serviço de Cardiologia do HGO, o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, dirigido por Fausto Pinto, e o Serviço de Cardiologia do Hospital Clinico San Carlos, em Madrid, cujo responsável pelo grupo de investigação da imagiologia é Javier Escaned.




Hélder Pereira com colegas portugueses e a equipa da Volcano.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda