XIII Jornadas da Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS)

A Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS) vai realizar, dia 8 de março, as suas XIII Jornadas, reunião que está integrada nas comemorações do Dia de S. João de Deus.

O evento, que terá lugar em Coimbra, no Auditório da Ordem dos Enfermeiros, decorre sob o lema "O segredo do coração - Encontro no mundo da saúde".

Refletir para "melhor cuidar do outro"

De acordo com a Comissão Organizadora, S. João de Deus deverá ser para todos "um ideal, um modelo de trabalho e de Santidade de vida a imitar". Nesse sentido, a reunião visa promover um debate e reflexão "sobre aspetos relacionados com a descoberta de mim próprio para melhor cuidar do outro", sendo este o tema central da primeira mesa redonda do programa.

Além de enfermeiros e alunos de enfermagem, o encontro é também dirigido aos "restantes técnicos de saúde que trabalham com pessoas necessitadas de cuidados, quer no hospital, nos centros de saúde, em IPSS, UCCI, paróquias e/ou outras".



Ética e Humanitude

"Eutanásia, distanásia, testamento vital, obstinação terapêutica" e "Agir ético no dia-a-dia do profissional de saúde" são os temas que serão abordados na mesa redonda dedicada às práticas éticas. Nesta sessão, moderada por Rui Gonçalves, presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, serão dadas as perspetivas da enfermagem, medicina e advocacia.

A seguir ao almoço, estará em foco a "Metodologia de Cuidados Humanitude", onde participam responsáveis do Instituto Gineste-Marescotti Portugal, responsável pela implementação em unidades no nosso país desta metodologia, que "enfatiza técnicas que profissionalizam e facilitam a relação entre o cuidador e a pessoa cuidada, favorecendo o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança". A moderação está a cargo de Mário Simões, enfermeiro-chefe no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do CHUC.

Continuidade de cuidados

A última sessão do "Encontro no mundo da saúde" promovido pela ACEPS intitula-se: "Garantia da continuidade dos cuidados", onde especialistas com diversas valências partilharão as suas experiências no âmbito das instituições de saúde, dos apoios sociais e enquanto "Enfermeiro no terreno". Será ainda debatido o "envolvimento da família", com o testemunho de um cuidador informal.

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto:  reg.coimbra@aceps.pt 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda