V GO MGF

Reforçar o contacto entre especialistas e internos das especialidades médicas de Ginecologia e Obstetrícia (GO) e de Medicina Geral e Familiar (MGF) é o principal objetivo do GO MGF. Pedro Brandão, da coordenação do projeto, explica que o evento, já na sua 5.ª edição, conta este ano, pela primeira vez, com o apoio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e realiza-se após o Verão, dia 30 de setembro.


O V GO MGF decorrerá no Museu Municipal de Penafiel, estando subordinado ao tema "Patologia do Trato Genital Inferior". A iniciativa foi criada em 2013 pelo serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, em colaboração com a Direção de Internato de Medicina Geral e Familiar José da Paz e, mais recentemente, com a Direção de Internato de MGF Jacinto Magalhães.

Pedro Brandão recorda que o projeto "nasceu da imperativa necessidade de uma boa e estreita comunicação e interação entre os profissionais dos cuidados de saúde primários e dos hospitais, permitindo perceber as maiores dificuldades que ambos possam ter na abordagem das pacientes e na orientação em ambos os contextos". 

Só desta forma é possível atingir "o resultado pretendido por todos nós na nossa prática clínica, o de prestar os melhores cuidados possíveis às nossas pacientes". 

São também sublinhadas as dificuldades, "de ordem geográfica, económica e social, muitas vezes sentidas pela população em aceder ao hospital", sendo as regiões do Vale do Tâmega e do Vale do Sousa consideradas como um local onde o papel do médico de família "tem particular relevo, tornando-se assim o cenário perfeito para uma iniciativa deste cariz".



Atualizar conhecimentos e promover a comunicação

De acordo com Pedro Brandão, o GO MGF consiste na organização de encontros periódicos em que se debatem variados temas da saúde materna e saúde da mulher, "permitindo não só atualizar os profissionais em relação ao estado da arte, mas também promover a comunicação entre eles, daí lhes chamarmos encontros, e não congressos ou jornadas". 

Sendo uma iniciativa com forte componente formativa, o projeto procura "envolver ativamente" internos das duas especialidades na organização dos eventos e na preparação dos temas a abordar, "sob orientação de comissões científicas de especialistas". Conta também com a presença de  personalidades, "que pela sua experiência clínica nos temas focados mereceram destaque na nossa sociedade".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda