V Encontro de Telemedicina

A Associação Portuguesa de Telemedicina, presidida por Eduardo Castela, vai realizar o seu V Encontro em setembro, no Museu de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova. O evento, que estará subordinado ao tema "Tele-Saúde: vetor estratégico do SNS - Acessibilidade, qualidade dos cuidados e sustentabilidade", inclui uma homenagem ao fundador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut.


Na Sessão de Abertura estarão presentes Fernando Araújo, secretário de Estado da Saúde, José Martins Nunes, presidente do Conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, e Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra.

A primeira intervenção cabe a José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, que irá proferir uma palestra sobre "Deontologia e qualidade da prestação de cuidados em Tele-Saúde".

De seguida, e ao redor de um debate sobre "Perspetiva estratégica da Tele-Saúde", participam os secretários de Estado da Saúde dos governos regionais da Madeira e dos Açores, os presidentes dos conselhos de administração das ARS do Centro, do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, e a presidente do Conselho da Administração Central do Sistema de Saúde.

Além de uma sessão intitulada "Tele-Saúde: Literacia e Formação - instrumentos de adoção", moderada por Ana Escoval, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), o programa contempla ainda a discussão "na perspectiva das reformas dos Cuidados de Saúde". 

Assim, nesta mesa redonda, o painel de convidados integra os coordenadores nacionais para as reformas dos cuidados de saúde primários, dos cuidados de saúde hospitalares e dos cuidados continuados integrados, bem como do presidente da Associação Nacional das USF. O presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde participa igualmente no debate.

O evento termina com uma intervenção de Maria de Belém Roseira. A ex-ministra da Saúde desenvolverá o tema: "Equidade no acesso à saúde - Uma perspetiva social da Tele-Saúde".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda