II Congresso Ibérico de Prevenção e Tratamento do Tabagismo

O Instituto de Educação da Universidade do Minho e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa vão realizar, nos dias 28 e 29 de maio, a 2ª edição do Congresso Ibérico de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, que estará focado no tema: "O que há de novo em prevenção e tratamento do tabagismo e na proteção dos não fumadores?".

O congresso decorrerá no Auditório do Instituto de Educação, em Braga, sendo dirigido a investigadores, médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, educadores, estudantes de licenciatura e mestrado e "a todos os que trabalham no controlo deste problema de saúde pública", refere o presidente do evento, José Precioso.

Na mensagem de boas-vindas aos participantes, salienta que a "origem e evolução da epidemia tabágica é multifatorial" e que, por esse motivo, "o controlo do tabagismo deve ser uma tarefa de todos". Desta forma, o objetivo é que a reunião seja um espaço onde "os profissionais ligados ao tabagismo, se podem encontrar para partilhar experiências e saberes, com a finalidade de tornar mais eficaz a luta contra a epidemia tabágica".

Após a sessão de abertura, o primeiro tema do programa será abordado por Emília Nunes, diretora do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, da Direção-Geral de Saúde (DGS), que incidirá a sua intervenção exatamente sobre a importância deste programa da DGS.

Outros temas da reunião incluem as novidades sobre tratamento psicológico e farmacológico do tabagismo, a relação entre o consumo de tabaco e de cannabis, workshops sobre programas de prevenção do consumo de tabaco em meio escolar e da exposição das crianças ao fumo passivo.

O programa pode ser consultado aqui.

Contactos:
Secretariado:
Isabel Sousa
Telefone: 253604644
E-mail: precioso@ie.uminho.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda