I Jornadas de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

“Psiquiatria e Medicina Geral e Familiar – (Des)Encontros” é o tema das I Jornadas de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), organizadas pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. A reunião realiza-se nos dias 8 e 9 de maio, no Museu de Penafiel.

As dificuldades nos Cuidados de Saúde Primários na abordagem ao doente psiquiátrico, o diagnóstico e tratamento da doença mental, o estigma da doença, o regime de tratamento compulsivo e a Lei de Saúde Mental 36/98 são temas a discutir no âmbito da primeira mesa redonda do evento, intitulada: "Contingências na doença mental".

Ainda no primeiro dia realizam-se as sessões "Dor, perturbações do sono e memória - diagnóstico e intervenção", "Rumos da saúde mental" e "(Dis)função da família no desenvolvimento da criança e do jovem". Neste último tema, com intervenções sobre o papel da Psiquiatria de Ligação na gravidez e maternidade, perturbações do comportamento alimentar e alterações do comportamento da criança.

No dia seguinte, o programa começa com uma reflexão sobre o stress e o burnout nos profissionais de Medicina Geral e Familiar, com referência às técnicas de relaxamento e meditação. "O Adoecer dos Afetos" é um tema que ocupa as duas sessões seguintes, com intervenções sobre tópicos como os comportamentos suicidários, síndrome depressivo, neuroses, a utilização dos psicofármacos na depressão, processo de luto.

Realiza-se ainda uma outra sessão, intitulada "Pontes para a Comunidade", onde os participantes irão discutir, nomeadamente, o papel da Enfermagem de Ambulatório na ligação com a comunidade, em particular a continuidade do tratamento no doente com psicose.

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações e efetuar a inscrição:
Secretariado
SFAP
Telf.: 255 147 527

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda