I Jornadas Científicas de Psicomotricidade

É sob o lema "A Psicomotricidade no Século XXI - Respostas inovadoras para desafios emergentes" que se realizam, dias 17 e 18 de fevereiro de 2017, as I Jornadas Científicas de Psicomotricidade, organizadas pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, através do Mestrado de Reabilitação Psicomotora do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades.

A reunião vai contar com a participação de vários especialistas nacionais, mas também estrangeiros, como é o caso de Franco Boscaini, diretor do Centro Italiano de Estudos e Investigação em Psicologia e Psicomotricidade.

Promover a partilha de experiências

O evento pretende "dar a conhecer à comunidade os trabalhos mais relevantes realizados no âmbito do mestrado em Reabilitação Psicomotora, quer no ramo de atividades de investigação, como no ramo de aprofundamento das competências profissionais".

Acrescenta a Comissão Organizadora que a iniciativa visa ainda promover o desenvolvimento de parcerias, nomeadamente, com a Associação Portuguesa de Psicomotricidade "e divulgar as experiências profissionais de psicomotricistas, em contextos multidisciplinares".

Desta forma, a ambição é que as I Jornadas Científicas se constituam como "uma oportunidade para a difusão de conhecimentos e o intercâmbio de experiências e investigações entre especialistas nas várias temáticas relacionadas com a Psicomotricidade". 



"Oferecer respostas criativas e eficazes"

Rui Martins, presidente do Fórum Europeu de Psicomotricidade, assume a coordenação da Comissão Científica do evento. O especialista salienta que "o mundo atual, plural, complexo e dinâmico, é marcado por profundos contrastes, geradores de uma diversidade de possibilidades e constrangimentos".

Na sua opinião, estes contrastes "condicionam os modos de adaptação e exigem progressos nas respostas que a 
Intervenção Psicomotora pode aportar de forma inovadora em termos preventivo, (re)educativo e terapêutico, para oferecer respostas criativas e eficazes a esses novos problemas".

Contacto: jcpsicomotricidade@gmail.com 

Apresentação de trabalhos:
A submissão de um resumo para as Comunicações Livres ou Apresentação de Posters deverá ser realizada até ao dia 31 de dezembro de 2016, preenchendo o respetivo formulário.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda