I Congresso Internacional de Reabilitação Neuropsicológica na Lesão Encefálica Adquirida

Entre os dias 8 e 10 de outubro realiza-se, no Centro de Reabilitação do Norte - Dr. Ferreira Alves, o I Congresso Internacional de Reabilitação Neuropsicológica na Lesão Encefálica Adquirida e o III Simpósio Internacional de Neuropsicologia e Reabilitação. O evento visa criar condições "para um trabalho em rede, divulgar o trabalho no âmbito da reabilitação após lesão encefálica adquirida, assim como promover a discussão e intercâmbio de saberes e experiências neste domínio".

Programas de reabilitação "abrangentes e integrados"

Dada a interação dos fatores físicos, cognitivos e psicológicos resultantes da lesão encefálica, torna-se evidente, salienta a comissão organizadora, "a necessidade de programas de reabilitação, abrangentes e integrados, que respondam às necessidades múltiplas destes indivíduos e promovam as competências necessárias ao retorno à vida ativa e profissional".

Na apresentação da reunião, é ainda referido que, "nas situações de gravidade moderada e severa, o percurso de reabilitação pode ser longo e envolver diferentes estruturas e serviços". Desta forma, é importante "criar sinergias e promover a articulação entre os diferentes estruturas e seus atores, de modo a assegurar um contínuo integrado de serviços de reabilitação a este público".

O congresso e o simpósio são organizados pelo Centro de Reabilitação do Norte, CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia e Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto. 

Através de workshops e mesas redondas, serão abordados temas como "Sexualidade após lesão encefálica adquirida: avaliação e intervenção", "Serviços/Programas de Reabilitação da Lesão Encefálica Adquirida: Da fase subaguda à inserção na comunidade", "Tecnologias na reabilitação neuropsicológica", "Lesão Encefálica Adquirida: Intervenção com as famílias".

O evento tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Ordem dos Psicólogos e Instituto Politécnico do Porto.



O programa provisório pode ser consultado aqui.

Contacto: ic.abi@estsp.ipp.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda