Fórum Envelhecimento Activo e Saudável: Inovar é viver, olhares

O Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FRCOP) vai realizar, nos dias 20 e 21 de setembro, o Fórum Envelhecimento Activo e Saudável, que decorrerá sob o lema: "Inovar é viver, olhares". O evento terá lugar na Figueira da Foz, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), e inclui, no segundo dia, uma Caminhada na Marginal da Figueira.

A presidente do FRCOP, Ana Cristina Ribeiro Rama, refere que a realização do evento é um contributo das Ordens Profissionais para "a reflexão deste tema, pretendendo-se que as conclusões possam servir de base à definição e estabelecimento de projetos e programas de boas-práticas inovadoras no domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável".

Ageing@Coimbra
A Comissão Permanente do FRCOP, estrutura executiva do Fórum com carácter rotativo anual, tem atualmente a seguinte composição: Ordem dos Farmacêuticos (presidência), Ordem dos Médicos e Ordem dos Enfermeiros. A escolha do envelhecimento ativo e saudável como tema central das atividades do FRCOP, foi, de acordo com Ana Cristina Ribeiro Rama, "quase imediata", que destaca a "especial relevância" da criação, em 2013, do consórcio Ageing@Coimbra.

A Região de Coimbra e, de forma mais abrangente, a Região Centro de Portugal, foi distinguida como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável (projeto Ageing@Coimbra). Este estatuto foi atribuído em julho de 2013, em Bruxelas, na cerimónia Reference Sites Star Award. A Região Centro tornou-se, assim, a única região portuguesa com esta distinção e uma das 32 regiões europeias atualmente existentes.

Programa


A Sessão de Abertura do evento que se realiza em setembro terá a participação de diversas personalidades. Além de Ana Cristina Rama, foram convidados a estar presentes: Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça, António Pires de Lima, ministro da Economia, Paulo Macedo, ministro da Saúde, Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência, Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, José Manuel Tereso, presidente do Conselho Directivo da ARS Centro, João Ataíde das Neves, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

O programa do evento é constituído por dois painéis. O primeiro, intitulado "A Idade, Estatuto e Função", será moderado por representantes da Ordem dos Advogados e Ordem dos Economistas. Serão abordados temas como os direitos humanos e o idoso, as relações entre a família, o género e a rede social.

Da parte da tarde realiza-se o painel "Saúde e Vida", moderado pela Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Médicos. Manuel Villaverde Cabral (Instituto do Envelhecimento – Universidade de Lisboa) e Manuel Teixeira Veríssimo (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) irão desenvolver, respetivamente, os temas "Envelhecimento Activo: Pragmática, Ideologia e Biopolítica" e "A Promoção da Saúde no Idoso".

Francisco Allen Gomes (psiquiatra, sexólogo) e Margarida Pedroso Lima (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) irão debruçar-se sobre "A Sexualidade no Idoso" e "A Educação e o Idoso".

FRCOP
Constituído em outubro de 2002, o FRCOP assume-se como um "espaço de reflexão e de intervenção, ao nível da região centro do país, no âmbito de assuntos de interesse transversal aos diversos profissionais representados". Atualmente o Fórum é constituído pelas seguintes entidades:
    Ordem dos Advogados l Conselho Distrital de Coimbra
    Ordem dos Arquitectos l Núcleo da Região de Coimbra
    Ordem dos Economistas l Delegação Regional do Norte
    Ordem dos Enfermeiros l Secção Regional do Centro
    Ordem dos Engenheiros l Secção Regional do Centro
    Ordem dos Farmacêuticos l Secção Regional de Coimbra
    Ordem dos Médicos l Secção Regional do Centro
    Ordem dos Médicos Dentistas l Conselho Directivo
    Ordem dos Médicos Veterinários l Delegação Regional do Centro
    Ordem dos Notários l Delegação Regional do Centro
    Ordem dos Revisores Oficiais de Contas l Secção Regional do Norte
    Câmara dos Solicitadores l Conselho Regional do Norte

Contactos
Telefone: 239 851 440
Email: forumenvel​hecimento2​014@gmail.​com
Morada: Rua Castro Matoso, 12 A
               3000-104 Coimbra

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda