Dia Mundial da Fisioterapia 2014

Dia 8 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Fisioterapia, promovido pela Confederação Mundial de Fisioterapia (World Confederation for Physical Therapy - WCPT). "Em forma para participar" é o lema da campanha deste ano. O objetivo central é passar a mensagem de que o facto de alguém ter uma incapacidade não é motivo para não ter uma vida satisfatória e que “os fisioterapeutas ajudam as pessoas a atingir o seu potencial”.

Os vários cartazes da campanha recordam que as pessoas com incapacidade tendem a ter mais dificuldade em encontrar emprego e inclusive a não ser parte ativa na sociedade. "Esta perda de potencial humano tem um custo muito elevado", salienta a WCPT, adiantando que a falta de participação de pessoas com incapacidade equivale a cerca de 7% do PIB de algumas economias.

A campanha deste ano do Dia Mundial da Fisioterapia refere que este desperdício de potencial humano não tem que ser uma realidade inevitável e destaca uma declaração das Nações Unidas, onde se pode ler que "a plena participação de pessoas com incapacidade tem, como resultado, um maior sentido de pertença e avanços significativos no desenvolvimento humano, social e económico da sociedade".

Para a Confederação, os fisioterapeutas têm um papel fundamental neste processo: "eles ajudam as pessoas a estarem em forma para poderem participar", acrescentando: "Se tem problemas que afetam a sua mobilidade, consulte um fisioterapeuta, o especialista qualificado em movimento e exercício".

Para mais informações:
Confederação Mundial de Fisioterapia 
Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda