Congresso Científico STATUS 5: Trauma, Emergência, Reanimação

Está agendado para os dias 27 e 28 de novembro o Congresso Científico STATUS 5. O evento é organizado pelo Núcleo de Formação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC). STATUS 5 é o código de rádio utilizado pelas equipas médicas de emergência pré-hospitalar para informar os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) da chegada à vítima.
 
A iniciativa, que decorrerá no Fórum Lisboa, pretende promover a "discussão do estado da arte na área da emergência médica, reanimação e trauma, fundamentando conhecimentos para que as equipas médicas atinjam o melhor resultado na abordagem ao doente crítico no pré-hospitalar, na urgência e nos cuidados intensivos".

Ainda de acordo com a Comissão Organizadora, os temas a debater na reunião visam "renovar e inovar o estado da arte da Emergência Médica no hospital e em ambiente pré-hospitalar".

O congresso é dirigido a todos os profissionais de saúde que se "identificam com a área de Emergência e Reanimação", pelo que a organização aguarda "participantes de referência, decision makers, médicos, enfermeiros e todos os profissionais envolvidos na Medicina Pré-Hospitalar, Serviços de Urgência e Serviços de Cuidados Intensivos".

O programa contempla a realização de várias mesas redondas, onde serão discutidos diversos aspetos relacionados com a "Via aérea", "Respiração", "Circulação e controlo de hemorragia", "PCR". Uma das mesas estará focada em "Casos particulares", especificamente sobre a lesão neurológica de origem vascular, lesão neurológica no trauma, neuroproteção com hipotermia e nas novas drogas de abuso (tóxicos).

Na última sessão do programa, dedicada ao "Presente e Futuro no Pré-Hospitalar", serão dadas as perspetivas da VMER e do CODU (Centro de Orientação e Doentes Urgentes). Inclui ainda a participação de uma "Mesa de peritos" e interação com plateia.

De 21 a 26 de novembro realizam-se mais de uma dúzia de cursos pré-congresso, direcionados a um público alvo específico, nomeadamente médicos, enfermeiros, técnicos de Cardiopneumologia e operacionais que pretendem desenvolver competências na abordagem à vítima de trauma em contexto pré-hospitalar, na área da emergência médica em contexto tático/militar e na abordagem à vítima geriátrica em contexto pré-hospitalar.

Além do próprio CHLC e da respetiva Área de Gestão da Formação, o evento tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), ARS de Lisboa e Vale do Tejo, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Conselho Português de Ressuscitação, Sociedade Portuguesa de Anestesiologia e da DGS.

Contacto:
Comissão Organizadora - congressostatus5@gmail.com

Inscrição:
- 80€ (até dia 30 de setembro 2015)
- 100€ (após dia 1 de outubro 2015)
A inscrição pode ser efetuada online aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda