7º Curso de Introdução à Geriatria

Transmitir conceitos básicos de Geriatria, "úteis na compreensão do processo do envelhecimento e na abordagem clínica do doente idoso". Este é o principal objetivo do 7º Curso de Introdução à Geriatria, promovido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), através do Núcleo de Estudos de Geriatria (GERMI).

Além de médicos internos ou especialistas de Medicina Interna, a formação, que se realiza na sede da SPMI, em Lisboa, nos dias 15 e 16 de janeiro, está aberta a médicos de outras especialidades, médicos do Ano Comum e alunos de Medicina.

"Conceitos básicos em Geriatria" e "Principais alterações anátomo-fisiológicas do envelhecimento e suas implicações clínicas" são os dois primeiros temas do curso, a serem desenvolvidos pelos coordenadores desta ação de formação, respetivamente, João Gorjão Clara, coordenador do GERMI, e Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI.



O programa está organizado em dois módulos, sendo que a vertente interativa da formação foi reforçada, com um módulo prático. A componente teórica terá lugar durante o primeiro dia, com o foco nas grandes síndromes geriátricas: iatrogenia, incontinência urinária e fecal, imobilidade e instabilidade e quedas, desnutrição e sarcopénia, síndrome de fragilidade.

A vertente prática, com a apresentação e discussão de cinco casos clínicos, em grupos de 15 a 17 formandos, realiza-se durante o domingo. Serão abordadas as principais síndromes geriátricas.



"Otimizar a abordagem da pessoa idosa"

Na apresentação do curso, é sublinhado o facto dos doentes idosos apresentarem, "frequentemente, várias síndromes geriátricas, condiçöes que habitualmente são subdiagnosticadas na abordagem médica tradicional apesar do enorme impacto na qualidade de vida da pessoa idosa". Por outro lado, acrescenta a Comissão Organizadora, "a pessoa idosa apresenta simultaneamente problemas de natureza económica e social", pelo que, "de forma a otimizar a abordagem da pessoa idosa, é necessária uma avaliação holística".

Objetivos específicos do 7º Curso de Introdução à Geriatria:
1. Adquirir conhecimentos básicos em Geriatria.
2. Identificar as principais alterações anátomo-fisiológicas do processo de envelhecimento e suas consequências.
3. Reconhecer a importância da Avaliação Geriátrica Global no planeamento da terapêutica do idoso.
4. Adquirir conhecimentos básicos em Farmacogeriatria.
5. Identificar as grandes Síndromes Geriátricas e suas consequências.
6. Conhecer a organização de uma Consulta de Geriatria
7. Aplicação de conceitos adquiridos em casos clínicos práticos

O programa está acessível aqui.

Contactos:
FORMI: Centro de Formação em Medicina Interna
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Rua da Tobis Portuguesa, nº8 - 2º sala 9 | 1750 - 292 Lisboa
Telf.: 217 520 570/217 520 578  |  Fax 217 520 579
Secretariado: Cristina Azevedo

Inscrição:
Depois de, em 2014, a 6º edição do curso ter duplicado o número de inscrições relativamente a anos anteriores, a comissão organizadora convida os médicos e estudantes de Medicina interessados nesta formação a efetuarem o quanto antes as suas inscrições, já que poderão novamente encerrar com alguma brevidade. 

Para mais informações pode consultar o site do curso aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda