6.º Congresso Internacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança (APEGEL) vai organizar, nos dias 28 e 29 de outubro, o seu 6.º Congresso Internacional. O evento, que decorrerá no Teatro Municipal de Portimão, estará focado na discussão de temas relacionados com a governação e segurança dos cuidados e a liderança do enfermeiro gestor.

Nelson Guerra, presidente da Direção da APEGEL, considera que, "no seu exercício profissional, os enfermeiros da área de gestão têm como objetivo fundamental a prevenção, tratamento e reabilitação da pessoa doente, através da gestão de cuidados de Enfermagem, da gestão dos serviços/departamentos ou organizações, da gestão de competências dos recursos disponíveis e da gestão de dinâmicas ao nível do sistema de saúde".


A propósito do tema central que vai estar em debate em Portimão, o responsável sublinha também que "a qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos estão diretamente relacionados com a qualidade da prática dos enfermeiros da área da gestão – enfermeiros gestores competentes determinam cuidados de qualidade".

Do programa são já conhecidos os principais tópicos. Sob o lema genérico de "cuidados seguros", os oradores convidados vão centrar as suas intervenções em questões relacionadas com "Organizações seguras - corporate governance", "Dotações seguras - responsabilidade profissional e organizacional", "Conhecimentos seguros - melhoria da qualidade" e "Práticas seguras - cultura e segurança".

A reunião tem o apoio da Direção-Geral da Saúde, Câmara Municipal de Portimão, Centro Hospitalar do Algarve e BIQ Health Solutions.

Contacto: mail@apegel.org 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda