32º Encontro Nacional de MGF

Entre os dias 5 e 7 de março de 2015 realiza-se, no Centro de Congressos do Estoril, o 32º Encontro Nacional de MGF. Organizado pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), o evento tem como lema: "Pensar positivo e trabalhar em equipa".

Entre os vários workshops que se irão realizar, serão abordados temas como: "O Médico de Família como promotor do aleitamento materno", "Abordagem de lesões traumáticas desportivas em ambiente pré-hospitalar", "Ética e deontologia em MGF", promovido pelo Núcleo de Bioética e Ética Médica da APMGF, "O computador na consulta de MGF – estratégias de integração e treino de competências de comunicação clínica".

Outros temas a debater no encontro incluem, por exemplo, a "Investigação: porquê e para quê?", a cargo do Centro de Estudos de Medicina Geral e Familiar, a "Medicina Humanitária", tópico a desenvolver pela Associação Saúde em Português, ou a "USF como organização Positiva", pela Associação Nacional das USF (USF-AN).

A conferência inaugural, dedicada ao tema central do evento, intitula-se "Pensar positivo e trabalhar em equipa” e será proferida por Helena Marujo, psicóloga e professora auxiliar convidada do ISCSP.

De acordo com a comissão organizadora, a temática do doente crónico na rede dos cuidados de saúde primários irá "dominar o debate político, prevendo-se a presença de representantes de todos os partidos políticos representados na Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia da República".

Serão também partilhados exemplos de boas práticas e projetos inovadores, "como é o caso do ´GPS – Gestão Pessoal de Saúde`, já em curso na USF S. João do Estoril, com a participação de 20 utentes. O projeto parte do conceito de ´governação pessoal de saúde` e visa reforçar a soberania, autonomia e capacitação em saúde das pessoas e famílias."

O programa preliminar pode ser consultado aqui.




Contactos:
   APMGF
    Av. da República, 97 - 1.º
    1050-190 Lisboa - Portugal
    Telf. + 351 217 615 250
    Fax: + 351 217 933 145
    apmgf@apmgf.pt
    secretariaapmgf1@apmgf.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda